Mídia – OPTIMUS – Organização Patrimônio de Instrumentos Musicais para Uso Solidário

Mídia

A OPTIMUS, como associação sem fins lucrativos, tem o objetivo de facilitar, mediante formação de um acervo para empréstimo, o acesso de jovens estudantes e profissionais de música a instrumentos musicais de qualidade suficiente para o seu melhor desempenho.

Catálogo de Instrumentos

Cravo Wittmayer

Situado no Clube Concórdia (parte do Clube Curitibano), o instrumento está recebendo os seus últimos ajustes para que possa ser utilizado.

Órgão digital Johannus Rembrandt 3000

O instrumento ainda está passando por revisão para ser colocado em uso.

_MG_5993

Violinos

A ser definido através do Concurso Astor Piazzolla de Luteria.

e27a2cb2-c5f1-424d-a67a-e96e2be2e81f

Violões

Dois violões clássicos serão definidos através do Concurso Astor Piazzolla de Luteria.

Instrumentos no passado e no presente:

Embora os instrumentos musicais estejam presentes nos mais antigos sítios arqueológicos conhecidos, com flautas de osso encontradas na Alemanha que remontam a 40 mil anos, a Luteria é um ofício cuja origem é comumente situada na Idade Média. Naquele longo período se originaram instrumentos de corda, notadamente o alaúde, trazido do mundo árabe para a Europa.

Conhecido em francês luth e inglês como lute, em italiano liuto, de que se originam os termos luthier, que constrói alaúdes. A Renascença foi um período prolífico no desenvolvimento dos instrumentos de corda na Europa, como o violino e o violão. 

A guitarra elétrica é um produto da sociedade de consumo do século XX e abriu novas possibilidades expressivas para a música popular. Os instrumentos musicais estão presentes na história da humanidade e atrelados às manifestações musicais dos povos, algumas notadamente locais e étnicas, e outras de alcance universal. 

Neles, as pessoas ancoraram significado. São portadores da cultura material – crenças, valores e visões de mundo, e a sua pesquisa e disseminação ajuda a decifrar o mistério da existência.